Um excelente Aliado Para Perder gordura

Coma Cinco Vezes Por Dia


Estima-se que anualmente no mínimo 1/quatro da população apresente sintomas relacionados ao estômago, entretanto menos de 10% destes pacientes buscam assistência médica. O que é o estômago. O que é dispepsia. Quais são os sintomas do estômago. Que doenças causam sintomas do estômago. Medicamentos que causam dispepsia. Por este artigo abordaremos somente os sintomas relacionados a doenças do estômago.


Tudo Sobre a Dieta Sem Carboidrato

Para saber a respeito novas causas de agonia abdominal, leia: Angústia Na BARRIGA | Dor ABDOMINAL | Principais causas. O que é o estômago? Para aprender muitas das doenças e dos sintomas do estômago é necessário conhecer um pouquinho da anatomia e do funcionamento desse órgão. Serei momentâneo nesta descrição para o texto não permanecer maçante. O estômago é um órgão muscular, oco e elástico, qualificado de se dilatar para ganhar os alimentos, localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen. Quando engolimos um alimento, este desce pelo esôfago e chega ao estômago.


Entre o estômago e o esôfago existe um esfincter, uma espécie de válvula que evita o regresso do alimento de volta pro esôfago, mesmo que o paciente fique de cabeça para miúdo. O estômago secreta ácido clorídrico e enzimas que digerem, de forma especial, as proteínas contidas nos alimentos. Ao contrário do que se imagina, quase não há absorção de alimentos no estômago, apenas um pouco de carboidratos claro e aminoácidos. O papel do estômago é digerir, ou seja, quebrar moléculas grandes em moléculas pequenas, para que estas possam ser absorvidas mais à frente nos intestinos.


O estômago é um órgão musculoso, apto de se contrair, auxiliando na digestão e pela passagem dos alimentos para o resto do trato digestivo. O que é dispepsia? Dispepsia é um termo que compreende uma série de sintomas relacionados ao estômago. A dispepsia está normalmente associada ao que os pacientes costumam citar como indigestão ou agonia de estômago. A dispepsia está habitualmente associada a quadros de gastrite ou úlcera gástrica, entretanto, mesmo doenças fora do estômago são capazes de causá-la, como síndrome do intestino irritável, cólica biliar e esofagite. A dispepsia assim como podes ser causada por remédios, como anti-inflamatórios e alguns antibióticos.


Falaremos um pouco das principais doenças que provocam sintomas estomacais. Gastrite significa inflamação do estômago. A gastrite podes ser aguda, no momento em que se desenvolve de forma acelerada, ou crônica, quando a inflamação se instala lentamente e persiste por numerosos meses. A gastrite aguda é geralmente causada por álcool, anti-inflamatórios e intoxicações alimentares. O sintoma mais comum da gastrite é a queimação na “boca do estômago”.


A gastrite poderá piorar ou aprimorar após alimentação. Cada paciente reage de um jeito distinto às refeições. A queimação no estômago é o sintoma mais comum, contudo cada um dos sintomas englobados no termo dispepsia podes aparecer em um paciente com gastrite (leia: SINTOMAS DE GASTRITE). As gastrites se não tratadas podem evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando à criação das úlceras. As úlceras pépticas são aquelas causadas pela ação do ácido clorídrico pela parede do duodeno, estômago ou esôfago.




  1. Opção 2: Filé de frango + salada de agrião ou couve ( ou outra folha de sua preferência)

  2. Trocar o prato por um prato pequeno: o prato pequeno faz com que se coloque menos comida nele

  3. Faça noventa por cento de tuas refeições em residência

  4. 4º e 11º dia

  5. 1 xícara de caldo light ou água fria


As duas principais causas de úlceras são abuso de anti-inflamatórios e a infecção na bactéria H.pylori. Os sintomas da úlcera péptica ocorrem habitualmente quando o estômago está vago. Depois de uma refeição, os alimentos permanecem no estômago por duas a três horas. Entretanto, o estimulo à secreção do ácido persiste durante até cinco horas, ou seja, em períodos no qual o estômago neste instante acha-se vazio.


Vamos Compreender Alguns Deles?

Esse é o instante em que a úlcera começa a causar sintomas. Os sintomas da úlcera péptica bem como conseguem decorrer durante a noite, habitualmente entre às 23h e 2h, no momento em que acontece uma estimulação natural da secreção de ácido pelo estômago. É típico das úlceras a evolução dos sintomas após o paciente ingerir um alimento.


Assim como nos casos de gastrite, as úlceras costumam causar um queimação ou agonia na região do estômago, entretanto, cada sintoma de dispepsia é possível. Períodos de dispepsia, que duram várias semanas, alternando com períodos livres de aflição, por semanas ou meses, é uma característica das úlceras pépticas. A intensidade da agonia estomacal não é bastante pra discernir uma gastrite de uma úlcera. A úlcera não necessariamente é mais sintomática que a gastrite. Para saber mais sobre o assunto úlceras e gastrite, leia: GASTRITE | ÚLCERA GÁSTRICA. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acontece a toda a hora que o esfíncter que separa o estômago do esôfago encontra-se incompetente, permitindo o refluxo de suco gástrico, muito ácido, em direção ao esôfago.


Os sintomas mais comuns da DRGE são azia e regurgitação. Precisa-se suspeitar de refluxo por todo paciente com dispepsia que apresentar azia ou regurgitação como principais queixas. Para saber mais sobre a doença do refluxo gastroesofágico, leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico. O câncer do estômago é uma circunstância incomum de dispepsia.


Não obstante, nos pacientes com mais de quarenta e cinco anos de idade, principalmente se forem fumantes e portadores da bactéria H.pylori, esta escolha de diagnóstico deve ser levada em conta. Perda de calorias não intencional. Problema para engolir.(leia: DISFAGIA - Complexidade Para ENGOLIR). Anemia ou deficiência de ferro inexplicada (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *